‎50 ANOS DE POESIA de DAILOR VARELA

Dailor Pinto Varela, jornalista, poeta nasceu em Anápolis (GO) em 10 de 6 de 1945.
Mas suas raízes e seu coração são nordestinos, de natal(RN). Trabalhou na Imprensa de Natal. Em São Paulo trabalhou na Revista Veja e na Folha de SP.
Atualmente edita com sua filha Maíra o tablóide cultural "O GRITO" em São José dos Campos. 
Participou da campanha de alfabetização do sociólogo Paulo Freire nos tumultuados anos 60,quando estourou o golpe militar de 64.
Também fez pesquisas de campo para diversos livros do folclorista Luís da Câmara Cascudo entre os quais "História da Alimentação no Brasil".
Teve poemas musicados por compositores nordestinos, como Mirabô, tendo a música
Frevo do Alecrim gravada pelo Quinteto Violado.
Tem trabalhos de Poemas Visuais e Poemas Processos publicados em revistas do Exterior, como também da página da Internet e sites de poesia.
É citado nos livros "Os cem Melhores Poetas Brasileiros do Século" de José Nêu-manne Pinto.
Tem 13 livros publicados. A maioria de versos e de poemas visuais. Em 1968 foi um dos líderes do Movimento do Poema Processo, em Natal (RN).
Seus livros mais recentes são: Caçador de Nuvens de 2008, e Cores e Nomes de 2009. Deve lançar ainda esse ano o PUL. S. O. S. para ser lido no computador, em Cd.
Em 29 de outubro de 2009 representou o Brasil, juntamente com outros poetas brasileiros, na Mostra Internacional de Poesia visual ( III Internationale mail art Ausstellung,) na Áustria.

Reside atualmente na cidade de Monteiro Lobato, SP. No dia 3 de Setembro de 2011, foi homenageado por sua valiosa contribuição na história e cultura daquele Município.
 
Autora Convidada: Teresa Cristina Bendini

Nenhum comentário: