Tinoco morreu e levou consigo os ultimos traços de uma música caipira realmente respeitavel e honesta

A morte de Tinoco é a morte de um certo tipo de ingenuidade que caracterizou a chamada música caipira. Hoje, com a imbecilidade extremada da chamada música sertaneja de mercado, o que se vê é um desfile de mercadorias sonoras, verdadeiros ruidos sem lógica e sem arte, tomando todas as emissoras de rádio e tevê e fazendo a fortuna de meia duzia de duplas e empresários.
O Brasil, tão rico musicalme...nte, depois de consumar o seu processo de urbanizaçao não conseguiu firmar na sua música de origem rural os valores que antes prevaleciam nas canções mais simples de gente notavel como Tonico e Tinoco. Infelizmente, o que se ouve todo dia são aberrações sonoras e idiotizadas. Enquanto o país se desdobra para dar passos na direçao de uma verdadeira democracia, as emissoras de radio m...antém uma programaçao que visa imbecilizar o povo e retira-lo do centro da luta por transformaçoes reais. dentro desse ponto de vista, as duplas ecantores sertanejos atuais, sem nenhuma inocencia, mas de olho apenas nos resultados do mercado da música, cumprem rigorosamente seu papel.
A dupla dom e ravel, severamente criticada por fazer "hinos" de louvor a ditadura não foi tão malefica ao país como sao hoje a maioria das duplas e cantores que se dizem sertanejos. num pais de baixa escolaridade e onde o analfabetismo funcional é crônico, a música sertaneja aparece como sua trilha sonora ideal.
Tinoco morreu e levou consigo os ultimos traços de uma música caipira realmente respeitavel e honesta. Ele, infelizmente, não deixa herdeiros,mas uma enorme fila de picaretas e oportunistas produtores de ruídos dispersivos e alienantes.

Autor Convidado: Silvio Prado

Nenhum comentário: